quarta-feira, 7 de julho de 2010

II Congresso Baiano de Educadores (as) Negros (as) da Bahia

II CONGRESSO BAIANO DE EDUCADORAS(ES) NEGRAS(OS) DA BAHIA

COM KABENGELE MUNANGA

ABERTURA: DIA 23 DE JULHO DE 2010 ás 19.30h

LOCAL; ESPAÇO CULTURAL CÃMARA MUNICIPAL DE SALVADOR

MAIS INFORMAÇÕES PELO E-MAIL - partenegra@gmail.com

REALIZAÇÃO: Coletivo PARTENEGRA

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Bolsa de estudos no Canadá

A ABECAN REPASSA AOS SÓCIOS E SÓCIAS


1º de julho de 2010.


Oportunidades de Bolsas de Estudo no Canadá

Programa Entendendo o Canadá

Processo seletivo 2010-2011

Cinco modalidades de bolsas são oferecidas

A Embaixada do Canadá tem a satisfação de divulgar informações sobre o processo seletivo 2010/2011 para as bolsas de estudo do Programa Entendendo o Canadá: Estudos Canadenses, destinadas às áreas de ciências sociais e humanas, particularmente às disciplinas que favoreçam estudos sobre a sociedade e as instituições canadenses, a política externa canadense e temas das relações bilaterais entre o Canadá e o Brasil.

Há cinco modalidades de bolsas:



1ª) Bolsa de Pesquisa em Estudos Canadenses (Faculty Research Program - FRP / Bourse de Recherche Brésil - BRB) - visa apoiar professores universitários e/ou pesquisadores, com formação mínima de mestrado, que busquem realizar pesquisa de curta duração sobre o Canadá ou sobre aspectos da relação bilateral Brasil-Canadá e publicação em revistas acadêmicas especializadas.



2ª) Bolsa de Especialização em Estudos Canadenses (Faculty Enrichment Program - FEP / Bourse de complément de spécialisation - BCS) - tem por objetivo fortalecer o conhecimento e a compreensão sobre o Canadá por meio do apoio a professores universitários na elaboração de cursos sobre o Canadá, em sua área de especialização, que serão incorporados de forma regular em sua disciplina.



Para ambos os programas, a bolsa consiste em uma contribuição para a aquisição da passagem aérea internacional (máximo de $2.000 dólares canadenses, dependendo da região de destino no Canadá), além de uma subvenção semanal no valor de $900 dólares canadenses para as despesas no Canadá, por um período máximo de quatro semanas.



3ª) Bolsa para Pesquisa de Doutorado (Doctoral Student Research Award - DSRA / Bourses de recherche de doctorat - BRD) - tem por objetivo promover o conhecimento e a compreensão sobre o Canadá e fomentar a pesquisa sobre temas canadenses, através do apoio a estudantes de doutorado, matriculados em uma instituição de ensino superior brasileira, que estejam desenvolvendo teses diretamente relacionadas ao Canadá e desejem realizar sua pesquisa em instituições canadenses. A bolsa consiste em uma contribuição para a aquisição da passagem aérea internacional (máximo de $2.000 dólares canadenses, dependendo da região de destino no Canadá) e uma subvenção mensal de $1.200 dólares canadenses para as despesas de subsistência no Canadá por um período máximo de seis meses, além de um complemento de $300 dólares canadenses, após entrega do relatório de pesquisa à Embaixada do Canadá.



O prazo para apresentação de candidaturas a esses três primeiros programas encerra-se em 14 de novembro de 2010.



4ª) Bolsa Canadá - América Latina - Caribe (Canada - Latin American - Caribbean Awards - CLACA / Bourses Canada - Amérique Latine - Caraïbes - BCALC) - visa apoiar pesquisadores de universidades ou institutos de pesquisas da América Latina e Caribe no desenvolvimento de trabalhos de curta duração, incluindo projetos de pesquisas conjuntos, contribuindo, assim, para a compreensão das relações bilaterais e multilaterais entre o Canadá e a região.



5ª) Redes Internacionais de Pesquisa (International Research Linkages - IRL / Réseaux internationaux de recherche - RIR) - favorece a colaboração internacional e o apoio a equipes de pesquisadores do Canadá e de outros países, com o intuito de organizar seminários ou outras atividades similares que envolvam redes de pesquisa.



O prazo para apresentação de candidaturas a esses dois últimos programas encerra-se em 24 de novembro de 2010.



Instruções comuns a todos os programas:

* os candidatos devem ser fluentes em inglês ou francês, idiomas oficiais do Canadá;
* o dossiê de candidatura deve ser preenchido integralmente em inglês ou francês;
* o dossiê de candidatura deve ser apresentado em cinco vias.

As diretrizes específicas de cada programa, bem como os formulários de inscrição encontram-se disponíveis no sítio www.iccs-ciec.ca.



Só serão consideradas as candidaturas que atenderem aos pré-requisitos dos programas.



Todas as candidaturas deverão ser encaminhadas para o seguinte endereço:



Embaixada do Canadá

Assessoria para Assuntos de Educação

SES - Quadra 803 Lote 16

70410-900 Brasília, DF

Para informações adicionais, favor contatar:



Embaixada do Canadá



Assessoria para Assuntos de Educação

academic.bsb@international.gc.ca ou academique.bsb@international.gc.ca

Tel. (61) 3424-5400 ou 3424-5454 R: 3261



Assessoria de Imprensa

imprensa.bsb@international.gc.ca

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Vídeo 286 15'27" 2010. III Seminário Preconceito na Fala, Preconceito na Cor - Tv UFBA

Vídeo 286
15'27"
2010

Preconceito na Fala, Preconceito na Cor

O III Seminário Preconceito na Fala, Preconceito na cor discutiu questões relacionadas as políticas de identidade no Brasil. O evento contou com a participação do professor da USP, Kabengelê Munanga, que, numa entrevista exclusiva, fez um panorama das políticas de ações afirmativas e falou sobre o preconceito ainda existente na sociedade brasileira.

Parabéns à UFBA

Concerto na Reitoria comemora aniversário da UFBA

A Escola de Música da UFBA (EMUS) promove nesta quinta-feira (1 de julho), às 20h, concerto da Orquestra Sinfônica e do Madrigal da UFBA, apresentando obras duas obras eruditas de John Rutter, "Magnificat" e "Feel the Spirit". Acenísia Azevedo, Lilia Falcão e Vanda Otero participam do concerto como solistas. A apresentação, no Salão Nobre da Reitoria, é parte dos festejos relativos ao Dois de Julho, data em que a UFBA comemora aniversário.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Oficina de cinema

Oficina de montagem é atração do VI Seminário de Cinema
Uma das novidades da sexta edição do Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual (VI SemCine), que acontecerá em Salvador de 26 a 31 de julho, será a Oficina de Montagem Cinematográfica, com as montadoras Susan Korda, norte-americana, e Isabelle Rathery, francesa que já morou no Brasil, onde atuou com alguns do mais importantes cineastas do País. "Imagine isto: você filma perfeitamente uma cena: atores, movimentos de câmera, iluminação e tudo funciona ainda melhor do que você esperava. Mais tarde, durante a edição, você percebe que essa bela cena realmente não se encaixa na dramaturgia. E agora?" ‒ é o que pergunta Susan Korda, que durante a oficina pretende levar cada participante a um passeio para "explorar a magia do processo de edição". Para isso, serão utilizados fragmentos de filmes conhecidos como "Bonnie e Clyde ‒ uma rajada de balas" (1967), de Arthur Penn, e "Tubarão" (1975), de Steven Spielberg. Susan Korda realizou essa mesma oficina no Festival de Berlim deste ano.

O VI SemCine oferece 100 vagas para a oficina, que será desenvolvida no ICBA (Corredor da Vitória), nos dias 29 e 30 de julho, das 9 às 13h. O investimento é de R$50,00 e as inscrições já podem ser feitas através do site www.seminariodecinema.com.br. Mais informações também pelo telefone (71) 3283-7017. Idealizado e comandado pelo cineasta baiano Walter Lima, o SemCine é uma realização da VPC Cinemavídeo e UFBA, com o patrocínio do Ministério da Cultura, Governo do Estado da Bahia (Fazcultura) e Oi Futuro, e copatrocínio do Cinema do Brasil, Apex e da Embasa. A programação completa do seminário está disponível no site www.seminariodecinema.com.br.

Nascida em Paris, França, em 1947, Isabelle Rathery tornou-se uma ativa montadora do cinema brasileiro a partir do fim da década de 80, quando fixou residência no Brasil. Montou "A grande arte" (1991), de Walter Salles, para quem editou também "Central do Brasil" (1998) e "O primeiro dia" (1999), estes dois em colaboração com Felipe Lacerda, e "Abril despedaçado" (2001). Seu primeiro trabalho no Brasil foi para Bruno Barreto, em "Romance da empregada" (1987). Em 1994, fez a montagem de "Lamarca", de Sérgio Rezende, e logo em seguida a de "O Guarani" (1996), de Norma Bengell, "O que é isso, companheiro?" (1996), de Bruno Barreto, "Como nascem os anjos" (1996), de Murilo Salles, e "Guerra de Canudos" (1998), de Sérgio Rezende. Os três últimos filmes que montou no Brasil, antes de regressar para a França, em 2002, foram "O dia da caça" (1999), de Alberto Graça, "Amores possíveis" (2000), de Sandra Werneck, e "Onde a Terra acaba" (2001), de Sérgio Machado. Em 2004, montou "Onde anda você", de Sérgio Rezende, no Brasil, e "Bab'Aziz", de Nacer Khemir, na França.

Susan Korda, por sua vez, é cineasta, escritora, editora de documentários e filmes narrativos nascida em Nova Iorque, onde mora. Também viveu em Viena, na Áustria. Entre 1979 e 1884 estudou no City College of New York/Picker Film Institute. Realizou seu primeiro filme, "Filial Dreams", em 1983. Desde então, tem trabalhado como diretora e editora nos Estados Unidos, Europa e África do Sul, e também ensina na NYU's Tisch School of the Arts e na Internationale Filmschule, em Colônia, Alemanha. Seus trabalhos incluem "The Sweetest Sound" (2002), "Trembling Before G-d" (2001), "One of Us" (1999), "Vienna is Different" (1989), e "For All Mankind" (1989), que foi indicado ao Oscar.

Palestra de professor pernambucano no Salão Nobre da Escola de Belas Artes - UFBa

Docente pernambucano vê uso de arte na formação de professores
O Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFBA (PPGAV) promove no dia 8 de julho palestra sobre "A arte contemporânea na formação continuada de professores da rede pública de ensino de Pernambuco". O palestrante é o Prof. Sebastião Gomes Pedrosa, docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento está previsto para o Salão Nobre da Escola de Belas Artes, a partir das 15h.

ALFAL

Presentación

Carta de invitación

Convocatoria

Datos de la sede

Organización

Comité de honor

Junta directiva de la ALFAL

Comisión organizadora

Comité científico

Secretaría

Modalidad de participación

Comunicaciones

Comunicaciones coordinadas

Comunic. dentro de Proyectos

Pósteres

Publicación de resúmenes y CD

Resúmenes

Programa

Otras actividades

Conferencias Plenarias

Cursillos

Inscripción

Certificaciones

Fechas de interés

Asociarse a la ALFAL

Alojamiento

Prensa

Guía del visitante

Ciudad Sede

¿Cómo llegar a Alcalá?

¿Qué hacer en Alcalá?

Difunde el congreso

Vídeos










XVI Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de la América Latina (ALFAL)



















Grupo evento.es
C/ Paulina Harriet, 27. 47006 Valladolid. España
Tfno: 902 500 493 - Fax: 983 22 60 92
Email: info.alfal@evento.es
Web: www.evento.es