segunda-feira, 28 de junho de 2010

Oficina de cinema

Oficina de montagem é atração do VI Seminário de Cinema
Uma das novidades da sexta edição do Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual (VI SemCine), que acontecerá em Salvador de 26 a 31 de julho, será a Oficina de Montagem Cinematográfica, com as montadoras Susan Korda, norte-americana, e Isabelle Rathery, francesa que já morou no Brasil, onde atuou com alguns do mais importantes cineastas do País. "Imagine isto: você filma perfeitamente uma cena: atores, movimentos de câmera, iluminação e tudo funciona ainda melhor do que você esperava. Mais tarde, durante a edição, você percebe que essa bela cena realmente não se encaixa na dramaturgia. E agora?" ‒ é o que pergunta Susan Korda, que durante a oficina pretende levar cada participante a um passeio para "explorar a magia do processo de edição". Para isso, serão utilizados fragmentos de filmes conhecidos como "Bonnie e Clyde ‒ uma rajada de balas" (1967), de Arthur Penn, e "Tubarão" (1975), de Steven Spielberg. Susan Korda realizou essa mesma oficina no Festival de Berlim deste ano.

O VI SemCine oferece 100 vagas para a oficina, que será desenvolvida no ICBA (Corredor da Vitória), nos dias 29 e 30 de julho, das 9 às 13h. O investimento é de R$50,00 e as inscrições já podem ser feitas através do site www.seminariodecinema.com.br. Mais informações também pelo telefone (71) 3283-7017. Idealizado e comandado pelo cineasta baiano Walter Lima, o SemCine é uma realização da VPC Cinemavídeo e UFBA, com o patrocínio do Ministério da Cultura, Governo do Estado da Bahia (Fazcultura) e Oi Futuro, e copatrocínio do Cinema do Brasil, Apex e da Embasa. A programação completa do seminário está disponível no site www.seminariodecinema.com.br.

Nascida em Paris, França, em 1947, Isabelle Rathery tornou-se uma ativa montadora do cinema brasileiro a partir do fim da década de 80, quando fixou residência no Brasil. Montou "A grande arte" (1991), de Walter Salles, para quem editou também "Central do Brasil" (1998) e "O primeiro dia" (1999), estes dois em colaboração com Felipe Lacerda, e "Abril despedaçado" (2001). Seu primeiro trabalho no Brasil foi para Bruno Barreto, em "Romance da empregada" (1987). Em 1994, fez a montagem de "Lamarca", de Sérgio Rezende, e logo em seguida a de "O Guarani" (1996), de Norma Bengell, "O que é isso, companheiro?" (1996), de Bruno Barreto, "Como nascem os anjos" (1996), de Murilo Salles, e "Guerra de Canudos" (1998), de Sérgio Rezende. Os três últimos filmes que montou no Brasil, antes de regressar para a França, em 2002, foram "O dia da caça" (1999), de Alberto Graça, "Amores possíveis" (2000), de Sandra Werneck, e "Onde a Terra acaba" (2001), de Sérgio Machado. Em 2004, montou "Onde anda você", de Sérgio Rezende, no Brasil, e "Bab'Aziz", de Nacer Khemir, na França.

Susan Korda, por sua vez, é cineasta, escritora, editora de documentários e filmes narrativos nascida em Nova Iorque, onde mora. Também viveu em Viena, na Áustria. Entre 1979 e 1884 estudou no City College of New York/Picker Film Institute. Realizou seu primeiro filme, "Filial Dreams", em 1983. Desde então, tem trabalhado como diretora e editora nos Estados Unidos, Europa e África do Sul, e também ensina na NYU's Tisch School of the Arts e na Internationale Filmschule, em Colônia, Alemanha. Seus trabalhos incluem "The Sweetest Sound" (2002), "Trembling Before G-d" (2001), "One of Us" (1999), "Vienna is Different" (1989), e "For All Mankind" (1989), que foi indicado ao Oscar.