segunda-feira, 28 de junho de 2010

Oficina de cinema

Oficina de montagem é atração do VI Seminário de Cinema
Uma das novidades da sexta edição do Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual (VI SemCine), que acontecerá em Salvador de 26 a 31 de julho, será a Oficina de Montagem Cinematográfica, com as montadoras Susan Korda, norte-americana, e Isabelle Rathery, francesa que já morou no Brasil, onde atuou com alguns do mais importantes cineastas do País. "Imagine isto: você filma perfeitamente uma cena: atores, movimentos de câmera, iluminação e tudo funciona ainda melhor do que você esperava. Mais tarde, durante a edição, você percebe que essa bela cena realmente não se encaixa na dramaturgia. E agora?" ‒ é o que pergunta Susan Korda, que durante a oficina pretende levar cada participante a um passeio para "explorar a magia do processo de edição". Para isso, serão utilizados fragmentos de filmes conhecidos como "Bonnie e Clyde ‒ uma rajada de balas" (1967), de Arthur Penn, e "Tubarão" (1975), de Steven Spielberg. Susan Korda realizou essa mesma oficina no Festival de Berlim deste ano.

O VI SemCine oferece 100 vagas para a oficina, que será desenvolvida no ICBA (Corredor da Vitória), nos dias 29 e 30 de julho, das 9 às 13h. O investimento é de R$50,00 e as inscrições já podem ser feitas através do site www.seminariodecinema.com.br. Mais informações também pelo telefone (71) 3283-7017. Idealizado e comandado pelo cineasta baiano Walter Lima, o SemCine é uma realização da VPC Cinemavídeo e UFBA, com o patrocínio do Ministério da Cultura, Governo do Estado da Bahia (Fazcultura) e Oi Futuro, e copatrocínio do Cinema do Brasil, Apex e da Embasa. A programação completa do seminário está disponível no site www.seminariodecinema.com.br.

Nascida em Paris, França, em 1947, Isabelle Rathery tornou-se uma ativa montadora do cinema brasileiro a partir do fim da década de 80, quando fixou residência no Brasil. Montou "A grande arte" (1991), de Walter Salles, para quem editou também "Central do Brasil" (1998) e "O primeiro dia" (1999), estes dois em colaboração com Felipe Lacerda, e "Abril despedaçado" (2001). Seu primeiro trabalho no Brasil foi para Bruno Barreto, em "Romance da empregada" (1987). Em 1994, fez a montagem de "Lamarca", de Sérgio Rezende, e logo em seguida a de "O Guarani" (1996), de Norma Bengell, "O que é isso, companheiro?" (1996), de Bruno Barreto, "Como nascem os anjos" (1996), de Murilo Salles, e "Guerra de Canudos" (1998), de Sérgio Rezende. Os três últimos filmes que montou no Brasil, antes de regressar para a França, em 2002, foram "O dia da caça" (1999), de Alberto Graça, "Amores possíveis" (2000), de Sandra Werneck, e "Onde a Terra acaba" (2001), de Sérgio Machado. Em 2004, montou "Onde anda você", de Sérgio Rezende, no Brasil, e "Bab'Aziz", de Nacer Khemir, na França.

Susan Korda, por sua vez, é cineasta, escritora, editora de documentários e filmes narrativos nascida em Nova Iorque, onde mora. Também viveu em Viena, na Áustria. Entre 1979 e 1884 estudou no City College of New York/Picker Film Institute. Realizou seu primeiro filme, "Filial Dreams", em 1983. Desde então, tem trabalhado como diretora e editora nos Estados Unidos, Europa e África do Sul, e também ensina na NYU's Tisch School of the Arts e na Internationale Filmschule, em Colônia, Alemanha. Seus trabalhos incluem "The Sweetest Sound" (2002), "Trembling Before G-d" (2001), "One of Us" (1999), "Vienna is Different" (1989), e "For All Mankind" (1989), que foi indicado ao Oscar.

Palestra de professor pernambucano no Salão Nobre da Escola de Belas Artes - UFBa

Docente pernambucano vê uso de arte na formação de professores
O Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFBA (PPGAV) promove no dia 8 de julho palestra sobre "A arte contemporânea na formação continuada de professores da rede pública de ensino de Pernambuco". O palestrante é o Prof. Sebastião Gomes Pedrosa, docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento está previsto para o Salão Nobre da Escola de Belas Artes, a partir das 15h.

ALFAL

Presentación

Carta de invitación

Convocatoria

Datos de la sede

Organización

Comité de honor

Junta directiva de la ALFAL

Comisión organizadora

Comité científico

Secretaría

Modalidad de participación

Comunicaciones

Comunicaciones coordinadas

Comunic. dentro de Proyectos

Pósteres

Publicación de resúmenes y CD

Resúmenes

Programa

Otras actividades

Conferencias Plenarias

Cursillos

Inscripción

Certificaciones

Fechas de interés

Asociarse a la ALFAL

Alojamiento

Prensa

Guía del visitante

Ciudad Sede

¿Cómo llegar a Alcalá?

¿Qué hacer en Alcalá?

Difunde el congreso

Vídeos










XVI Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de la América Latina (ALFAL)



















Grupo evento.es
C/ Paulina Harriet, 27. 47006 Valladolid. España
Tfno: 902 500 493 - Fax: 983 22 60 92
Email: info.alfal@evento.es
Web: www.evento.es