domingo, 31 de julho de 2011

“AQUI NINGUÉM É BRANCO: TRADIÇÃO CULTURAL E A CONTESTAÇÃO DO RACISMO”

A Livraria LDM e Liv Sovik, convidam para a palestra:



“AQUI NINGUÉM É BRANCO: TRADIÇÃO CULTURAL E A CONTESTAÇÃO DO RACISMO”

Palestrante: Liv Sovik

01 de agosto, às 18:30h, no salão de eventos da LDM.





Como se trabalha com a tradição cultural de maneira a contestar o racismo? Esses e outros questionamentos serão discutidos por Liv Sovik, autora do livro Aqui Ninguém é Branco.

Através do estudo de lugares-comuns na música popular brasileira, 'Aqui ninguém é branco' propõe releituras do cosmopolitismo brasileiro, do corpo dançante como emblema da nação, da marca deixada pelos escravos e da ligação entre branco e negro no cotidiano. Discute as maneiras em que, na grande imprensa, o branco é valorizado e a experiência americana de relações raciais é tratada como ameaçadora e radicalmente diferente da brasileira.


A obra encontra-se esgotada na editora, porém estaremos disponibilizando alguns exemplares para venda durante a palestra.


LIV SOVIK é professor associado da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisa o discurso identitário brasileiro, partindo muitas vezes de uma reflexão sobre a historia da música popular. Nessas pesquisas, focaliza questões políticas e teóricas de raça e de gênero colocadas por esse discurso, sobretudo em seu interface com o contexto global.

Possui graduação em English Language and Literature - Yale University (1977), mestrado em Estudos Latino-Americanos (área de Comunicação) - University of Texas at Austin (1985) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994). Fez estágio pós-doutoral em Goldsmiths College - University of London, em 2007-8.