quinta-feira, 8 de julho de 2010

Curso analisa significado dos penteados dos cabelos - GEAALC/UNEB

Analisar a importância social e política dos penteados na cultura africana. Este é o principal objetivo do curso O Significado dos Penteados e Trançados na Cultura Iorubá.

Promovido pelo Grupo de Estudos Africanos e Afro Brasileiros em Línguas Culturais (Geaalc), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, a iniciativa acontece de 27 a 30 de julho, das 13h às 17h, no auditório do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR), do Campus I, da universidade, em Salvador.

Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de julho, presencialmente na biblioteca do Prédio de Pós-Graduação no campus, ou através do e-mail geaalc@gmail.com.

Estão sendo ofertadas 100 vagas para a comunidade acadêmica e o público externo, com investimento de R$ 40 para estudantes e R$ 60 para demais interessados.

A ação visa ainda debater a contribuição da cultura africana na formação da identidade cultural do Brasil, além de identificar a importância e os significados dos penteados no âmbito político, espiritual e social na cultura iorubá.

Para Yeda de Castro, coordenadora do Geaalc, os penteados são um dos fatores relevantes que refletem a resistência da cultura africana.

“Hoje a cabeça se destaca por ser o meio de identificação de um grupo através dos penteados. Nem apontadores históricos como as marcas faciais ou tatuagens exercem tal poder de identificação entre os povos negros africanos. Os penteados se destacam, pois resistem ao impacto da civilização europeia colonizadora”, destaca a coordenadora.

O curso será ministrado pelo pesquisador nigeriano, Babatunde Lawal, da Víginia Commonwealth University (VCU), internacionalmente reconhecido por ser autor de publicações sobre a arte e a diáspora africana.

O Geaalc conta ainda com o apoio do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do campus I da UNEB e da Víginia Commonwealth University.

Informações: Geaalc/Campus I – Tel.: (71) 3117-2417.