sábado, 10 de julho de 2010

Encontro literário com o escritor, tradutor e editor Ilija Trojanow

O Goethe-Institut/ICBA e o Instituto de Letras da UFBA promoverão um encontro literário com o escritor, tradutor e editor Ilija Trojanow, a realizar-se no dia 10 de agosto, às 10h, no Auditório do PAF I, Rua Barão de Jeremoabo s/n - Campus Universitário de Ondina, com entrada franca. Ilija Trojanow é um dos mais representativos autores da nova geração de escritores alemães e sua obra aborda vários aspectos referentes à questão dos direitos humanos, do exílio e da liberdade na Bulgária, de onde provém sua família. Sua produção literária, vasta e diversificada, reflete as experiências do autor em países como Iugoslávia, Kênia e Índia. Seus livros já foram traduzidos para vários idiomas e no próximo mês a Editora Cia. das Letras publicará a primeira obra traduzida em português, “O colecionador de mundos” (Der Weltensammler).

Ilija Trojanow vem pela primeira vez ao Brasil para palestras em São Paulo, mas fez questão de incluir a Bahia no roteiro por considerar Salvador uma cidade de grande importância cultural. Editor de vários autores africanos em língua alemã, é seu desejo conhecer os locais históricos e a diversidade etnográfica da Bahia. No encontro do Instituto de Letras da UFBA, Trojanow lerá textos traduzidos para o português e falará sobre sua diáspora literária por vários continentes. Segundo a Dra. Marlene Holzhausen, professora do Instituto de Letras e coordenadora do evento, professores, estudantes da UFBA e pessoas interessadas em literatura terão a oportunidade de dialogar com um dos mais interessantes escritores alemaes da atualidade. Haverá tradução para o português.

Escritor premiado, Ilija Trojanow nasceu na Bulgária. Ao completar seis anos de idade, seus pais fugiram para a Alemanha, passando pela Iugoslávia e Itália. Após o exílio de um ano na Alemanha, emigraram para o Quênia, onde seu pai trabalhou como engenheiro. De 1972 a 1984, Ilija Trojanow viveu em Nairobi, com um breve intervalo de três anos em que passou na Alemanha (1977-1981). Após uma longa estada em Paris, estudou Direito e Etnnologia em Munique. Em 1989 fundou a Editora Marino, especializada em obras de autores africanos. No início dos anos 1990, Trojanow viajou por vários países africanos, daí resultando seu primeiro livro: “In Afrika. Mythos und Alltag Ostafrikas“ (Português: Na África. Mito e cotidiano da África Oriental). Em 1986, mudou-se para Bombaim, na Índia, onde exerceu atividade de articulista para jornais alemães. Em 2007/2008 assumiu uma cátedra de literatura poética na Universidade de Tübingen.