terça-feira, 8 de junho de 2010

Bolsas de estudo para professores de Português

Capes seleciona professores de Português para bolsas Fullbright

Candidatos à seleção de professores assistentes de língua portuguesa nos Estados Unidos pelo programa de bolsas Capes/Fulbright têm até o dia 15 de julho para realizar a inscrição. O formulário de inscrição on-line está disponível na página da Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright). As documentações necessárias à candidatura estão especificadas no edital, publicado no dia 1º de junho, no Diário Oficial da União pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para concorrer à bolsa, o candidato, além de ter nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade estadunidense, deve ter bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou língua inglesa, proficiência em inglês, estar residindo no Brasil durante o processo seletivo e não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras para o mesmo objetivo. É obrigatório o retorno do bolsista ao Brasil após o término da bolsa e não será concedida extensão da mesma. Professores da rede pública de ensino e ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) terão prioridade nas candidaturas.

A seleção se desenvolverá em cinco etapas de caráter eliminatório, sendo elas verificação da consistência documental, análise de mérito, entrevistas, priorização das candidaturas e reunião conjunta. A divulgação do resultado está prevista para setembro deste ano e a divulgação do resultado do processo de seleção nos EUA para março/abril de 2011. As atividades acadêmicas serão realizadas entre julho/setembro de 2011 a maio/junho de 2012. O programa prevê a concessão de até 30 bolsas, com duração de nove meses. A bolsa inclui os benefícios como moradia, alimentação, transporte local, seguro saúde e passagem aérea de ida e volta. O bolsista deverá cursar duas disciplinas por semestre, sendo uma delas obrigatoriamente Estudos sobre os Estados Unidos. Mais informações pelos telefones (61) 2022-6664 (Capes) e (61) 3248-8605 (Fulbright) ou pelos e-mails thais.aveiro@capes.gov.br e rejania@fulbright.org.br.