terça-feira, 15 de setembro de 2009

1º dia de seminário

Atenção seminaristas:

Ontem foi o primeiro dia do "Seminário Preconceito na Fala, Preconceito na cor" e foi um sucesso...

Tivemos a fala do Presidente da Sociedade Protetora dos Desvalidos, Dr. Pedro do Nascimento, o qual fêz uma homenagem às mulheres negras através de Michele Obama e desafiou a platéia, dizendo que "se os Estados Unidos podem, nós também podemos." Dito isso no que se refere ao ingresso de um governador negro ou governadora negra na Bahia, ou até mesmo outros políticcos. A base que Michele Obama fêz ao lado do esposo, enfim, uma relação de firmeza, competência e garra, conquistada com longos anos de luta.

A Profa. Claudia Rocha, Diretora do CEPAIA, apresentou o rsultado de suas pesquisas numa área quilombona, apresentando aspectos linguísticos e raciais, principalmente, no realcionamento profess x alunos, em destaque a norma culta e os regionalismos.

A fala do Prof. Domingos de Oliveira, representante do GEAALC - Uneb, provocou muita empolgação e uma série de discussões, o que revelou sua capacidade de provocar a platéia e ao mostrar seus conhecimentos antropológicos, a vibração das suas respostas, endereçando a todos, inclusive, aos professores da mesa.

A Profa. Raimunda Ramos Carneiro, representante da Academia Sanguetsu, com a sua fala mansa e meiga, mostrou a beleza das flores e conseguiu que todos os seminaristas participassem da vivificação, construindo os seus próprios arranjos que servirão para um cuidado diário, inclusive, com a esperança de um mundo melhor.

Renovamos o convite a todos.