domingo, 20 de setembro de 2009

Colóquio Centro de Estudos Afro-Orientais

CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais


Colóquio celebra os 50 anos do CEAO, nos dias 29 e 30 de setembro de 2009

Colóquio Centro de Estudos Afro-Orientais: 50 Anos de estudos africanos, afro-brasileiros e asiáticos na Bahia. 29 e 30 de setembro de 2009

O Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) completa, em 2009, 50 anos de dedicação à pesquisa e ação comunitária na área dos estudos afro-brasileiros e das ações afirmativas em favor das populações afro-descendentes, bem como à área dos estudos das línguas e civilizações africanas e asiática. A relevância do Centro de Estudos Afro-Orientais é amplamente reconhecida no plano nacional e internacional. Seu pioneirismo nas missões de estudo e intercâmbio com países da África antecipou as iniciativas recentes do governo brasileiro e das agências de fomento à pesquisa (Capes, CNPq) de estímulo às conexões entre o Brasil, a África e a Ásia. O Colóquio CEAO: 50 ANOS tem o intuito de propiciar a ampliação de diálogos e debates entre p esquisador@s brasileir@s e estrangeir@s sobre as culturas africanas e sobre as relações etnicorraciais, e estimular a reflexão sobre o futuro do CEAO como referência na área dos estudos étnicos e africanos no contexto local e global.

PROGRAMAÇÃO

DIA 1 – TERÇA, 29 DE SETEMBRO 2009

15:00 h - ABERTURA

HOMENAGEM AOS EX-DIRETORES E EX-FUNCIONÁRIOS DO CEAO

16:00 h. - Conferência de Abertura

Título: O CAMPO DOS ESTUDOS AFRICANOS NO BRASIL

Conferencista: Prof. Kabenguelê Munanga (Centro de Estudos Africanos - USP)

LOCAL: Anfiteatro da Faculdade de Medicina da Bahia – UFBa (TERREIRO DE JESUS – Centro Histórico)

. 18:00 h.- DESCERRAMENTO DE PLACA COMEMORATIVA

. 18:30 h. - LANÇAMENTOS

. ÁFRICA NEGRA. História e Civilizações,Tomo I., de Elikia M’bokolo;

. O Poder dos Candomblés. Perseguição e Resistência no Recôncavo da Bahia, de Edmar Ferreira Santos;

. Martiniano Eliseu do Bonfim. Um Príncipe Africano na Bahia. Cadernos da Memória, Volume 1, de Marcos Santana;

. Revista Afro-Ásia n.38;

. Mapeamento dos Terreiros de Salvador (CD), Jocélio Teles dos Santos (Coord.).

LOCAL: AUDITÓRIO MILTON SANTOS – CEAO (Lgo. 2 de Julho)

DIA 2 – QUARTA, 30 DE SETEMBRO 2009

9:00 h. – Exibição seguida de debate do Filme "Agostinho da Silva - Um pensamento vivo" de João Rodrigo Mattos - 2006 - (Brasil-Portugal) - 96 min. Filme documentário realizado pelo neto do fundador do CEAO, apresenta o percurso biográfico do humanista português, retratando desde sua infância, passando pelas obras que escreveu durante seu auto-exílio de 25 anos no Brasil, e indo até sua morte, em Portugal, em 1994.

11:00 h. – Mesa Redonda – A UNIVERSIDADE E AS POLÍTICAS PARA AS COMUNIDADES NEGRAS

12:30 h. - ALMOÇO

14:00 h: Mesa Redonda - OLHARES SOBRE O BRASIL E A BAHIA – Prof. Eakin Marshall (Associação de Estudos Brasileiros; Vanderbilt University), Prof. Yussuf Adam (Univ. Eduardo Mondlane, Moçambique) e Prof. Ralph Cole Waddey (Mestre em Economia e Estudos Latino-americanos, University of Florida; pesquisador da música brasileira).

16:00: Conferência de Encerramento – Percepções da Bahia do final do Século XX: A Conexão CEAO

Conferencista: Prof. Anani Dzidzienyo (Africana Studies, Portuguese Brazilian Studies, Brown University – USA)

18 HS – COQUETEL (Carurú)

LOCAL: Anfiteatro e área externa da Faculdade de Medicina da Bahia – UFBa (TERREIRO DE JESUS – Centro Histórico)

REALIZAÇÃO: CEAO - UFBA

APOIO:

FAMED - UFBA

FFCH – UFBa

PATROCÍNIO:

FAPESB

Fundação Pedro Calmon

BAHIAGÁS

DESENBAHIA

PETROBRÁS

CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais

Pç. Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho - CEP 40025-010. Salvador - Bahia - Brasil
Tel (0xx71) 3322-6742 / Fax (0xx71) 3322-8070 - E-mail: ceao@ufba.br
- Site: www.ceao.ufba.br

Último dia do seminário

O último dia do Seminário aqueceu o plenário.

A Profa. Joceneide apresentou propostas de cinema para a sala de aula. Refletiu o cinema africano, comparando com o cinema brasileiro, no que se refere às dificuldades de produção. Incentivou a todos na participação dos editais incentivadores à produção e afirmou acreditar na lei 10639/03;

A Profa. Sabrina Gledhill, muito competente, apresentou um rico trabalho iconográfico, analisando as características de sofrimento ou até mesmo "horror" dos negros ao serem fotografados, já que não eram autorizados ou indagados para o consentimento das fotografias. Considera o tema do preconceito muito difícil, mas acredita que o tema deva ser estudado e debatido ainda, por muito tempo, em vertentes brasileira e americana.

Foi feito um breve intervalo e logo após, ouviu-se o Prof. Francisco Guimarães que, pesquisador sobre os índios, emocoinou a platéia e provocou, inclusive, o relato de três indígenas que participavam do Seminário. Mostou as dificuldades do professor apresentar a história indígena, mas acredita num avanço (ainda que pequeno), pois já se tem algum material didático para a aplicação da lei 11645/08.

Por fim, o Frei Erivan Araújo apresentou vários argumentos para se eliminar as diferenças e reforçar a igualdade, já que ao nos olharmos no espelho, vemos a nós mesmos e o Outro é o nosso espelho. A platéia provocou o Frei, considerando a Igreja Católica, racista, e há muito tempo. O Frei Erivan respondeu a todos com a música de Caetano Veloso HAITI, afirmando e estimulando a todos continuarem sonhando.

Após as questões levantadas, a Coordenadora Geral do Seminário Preconceito na Fala, Preconceito na Cor, a Profa. Antonia Santos, agradeceu a todos, ressaltando o carinho e dedicação de todos os professores palestrantes e pessoas envolvidas com a realização do evento. Comunicou as propostas de mais três seminários abordando o tema e lançou um sonho para o ano que vem: um grande Seminário com professores convidados de outros estados, envolvidos com o tema de preconceito linguiístico e racismo e a confirmação dos palestrantes desse ano (aonde quer que estejam no ano que vem).

A Sociedade Protetora dos Desvalidos agradeceu o empenho da Profa. Antonia e a presença de todos os participantes, apresentando um breve histórico sobre a Sociedade Protetora e seu pensamento sobre a história do índio e do negro. Logo após, foi oferecido bolo (quebrando a tradição de se partir o bolo antes da 2a. feira), salgados e refrigerantes.
Cantou-se os parabéns a você, já que se tratava do aniversário daquela instituição.

Todos os seminaristas estão convidados para a posse da nova Diretoria no domingo dia 20, a partir de 9h e no encerramento das comemorações no dia 21 de setembro.

Atenção, os certificados serão enviados a partir de 3a. feira, dia 22 de setembro, via e-mail. Os seminaristas contemplados serão aqueles que obtiveram acima de 75% de frequencia do total do Seminário.
Obrigada!