terça-feira, 1 de junho de 2010

É bom tomar conhecimento...

Governo
Cérebro de piche
Vai pra casa, Padilha
O ministro racista: dos 70 milhões de negros e pardos, Pelé é o único digno de nota
Montagem sobre foto de Rogério Montenegro
e Ana Arújo
Surgiu mais um concorrente no campeonato de asneiras ditas pelos ministros do governo de Fernando Henrique Cardoso. A liderança pertencia a Iris Rezende, da Justiça, que disse que o "crime, às vezes, é inevitável". Na quinta-feira passada, foi a vez de Eliseu Padilha, dos Transportes, demonstrar seus talentos. Num seminário em Araçatuba, no interior de São Paulo, quiseram saber como estavam os investimentos em estradas e Padilha, sem humor para admitir que nada tem para oferecer aos motoristas que sofrem com excesso de buracos e falta de conservação, saiu-se com uma boçalidade: "No Brasil existem dois pretos que são admirados por todos. Um é o Pelé, que é o nosso rei de sempre. O outro é o rei asfalto. Todo mundo gosta do asfalto. É o preto que todo mundo gosta". Quer dizer: a população brasileira, na qual 45% se consideram pretos ou pardos nos questionários do IBGE, só gosta de dois pretos -- dos quais apenas um é gente, enquanto o outro serve para pisar ou para passar com o carro em cima.
No dia seguinte, em viagem pelo Chile, Padilha ligou para o ministro Pelé, dos Esportes, para tentar confundir seu colega. Falando com Pelé, mas tratando-o na terceira pessoa, o ministro saudoso da escravidão disse ao telefone: "Não tive nenhuma intenção pejorativa ou de racismo. O Pelé e o asfalto são valores que o povo brasileiro estima". Quer dizer: no coração do ministro, o asfalto é mesmo camisa 10. "Não se preocupe. Entendi que não foi essa a sua intenção", disse Pelé, para encerrar logo o assunto.
"Sou mulato" -- Padilha convocou uma reunião com entidades que representam os negros para esta terça-feira e também fez questão de dizer que descende de negros. "Sou mulato. Minha mãe descende de europeus, mas meu pai tem ascendência negra", explica. Será que, na cabeça do ministro, isso quer dizer que ele tem asfalto correndo nas veias ou piche no cérebro? "O ministro teve a intenção de elogiar Pelé e o asfalto. Mas acabou desqualificando toda a população negra", afirma Dulce Pereira, da Fundação Palmares, do Ministério da Cultura. "Esse ministro pisou fundo", constata Francisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Titirica, autor de uma música grosseira que foi retirada das lojas porque fazia piadas racistas. "Ele não é humorista nem palhaço como eu para fazer graça", diz Tiririca, sugerindo que o ministro talvez tenha errado de profissão. Espera-se que, na reunião com as entidades negras, Padilha não explique demais a sua declaração. Pode sofrer um surto e acabar dizendo que "o negro, às vezes, é asfalto".

Gerson Camarotti