quarta-feira, 16 de setembro de 2009

2º dia de seminário

Atenção, seminaristas:

Ontem tivemos a presença da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, representada pela Irmã Nilsa, que mostrou a historicidade da Irmandade e os preconceitos que vive. Mostrou que, ao invés de separação, deve-se criar estratégias para conquistas.

O Prof. Thiago Pires, jovem professor da UFBa, conquistou a platéia e se mostrou um advogado estudioso, um cidadão questionador e um professor atualizado. Mostrou que é a favor de mudanças na linguagem jurídica, sobre as línguas indígenas e o enfrentamento dos índios com a legislação, sobre a legalidade das cotas na Universidade.

Após um intervalo, onde todos puderam apreciar as obras realcionadas à temática do Seminário, trazidas pela LDM, houve a apresentação dos trabalhos da Profa. Antonia Santos, acompanhada por um ex-aluno, o Nilo Silva, estudante da UNEB, mostrando os preconceitos linguísticos que se fala e se ouve, a todo momento. Foi feita a denúncia da prática de racismo sofrida pela professora que, mostrou, cientificamente, a intenção do insultador verbal, em ofender, humilhar e segregar. Também foi enfatizado o maior "preconceito do brasileiro é o preconceito de ter preconceito", já que todos nós somos preconceituosos, de alguma forma.

As atividades foram encerradas, com o convite de participação de todos, às festividades do aniversário da Sociedade Protetora dos Desvalidos, com direito à comemoração com bolo, refrigerantes, água mineral e os parabéns a você, no final do Seminário.

Convidamos a todos, pois os palestrantes do dia 16 de setembro estão confirmados.