terça-feira, 30 de agosto de 2011

Livro sobre Dona Ivone Lara será lançado em Salvador

Livro sobre Dona Ivone Lara será lançado em Salvador


Publicação: 29/08/11
09H08 - Última Atualização: 29/08/11
09H08



A trajetória de uma das mais importantes representantes do samba brasileiro é abordada no livro Ivone Lara, A Dona da Melodia, da pesquisadora carioca Katia Santos, que será lançado dia 3 de setembro, às 13h, na Loja Pérola Negra, no Canela. O lançamento em Salvador, com apoio da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, contará com a presença da autora e será animada pelo cantor Rogério, do grupo Bambeia, que apresentará sambas de Dona Ivone Lara.



É um livro sobre o legado cultural dos negros no Brasil, e também uma grande homenagem ao samba, razão de viver de Dona Ivone Lara, que começou a carreira artística aos 56 anos. Publicado pela editora Garamond, o livro destaca a artista, nascida Yvonne da Silva Lara, que além de cantora e compositora, exerceu a profissão de enfermeira, assistente social e dona de casa. Considerada um “repositório” das heranças culturais negras brasileiras, sua própria história de vida em muito se confunde com a história do país. Aos 90 anos, a sambista continua em plena atividade e, no próximo Carnaval, será enredo da escola de samba Império Serrano. Em 2009, ela gravou o DVD, Canto de Rainha, com seus grandes sucessos cantados junto com artistas da música brasileira como Beth Carvalho, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Gilberto Gil, Caetano Veloso, entre outros.



“Em uma época em que as mulheres não podiam nada – ou muito menos do que podem hoje – ela conseguiu sobreviver a um internato, conseguiu convencer sua família de que era importante continuar os estudos, nunca perdeu o apreço pela criação artística, e até mesmo abria mão de suas obras para vê-las criadas e soltas no mundo. Casou-se, teve filhos, era funcionária pública e mesmo assim, entre o preparo de uma refeição e outra, encontrava tempo para a sua criação artística”, escreveu a autora em seu blog: http://adonadamelodia.blogspot.com



Katia Santos é doutora em Literatura com especialização em Culturas e Literaturas da Diáspora Negra. É também tradutora, escritora, blogueira e, no momento, pós-doutoranda no programa de Estudos Culturais do PACC/UFRJ.

SERVIÇO




Lançamento do livro “Ivone Lara, A Dona da Melodia”, de Katia Santos



Editora Garamond, 224 páginas



Quando: Dia 3/9, sábado, a partir das 13h



Onde: Loja de cds Pérola Negra, Rua Marechal Floriano, n. 28, Térreo, Canela



Valor do livro: R$ 25,00 (vinte e cinco reais)



Contato: (71) 3116-6922