segunda-feira, 14 de março de 2011

Curso de danças africanas no CEAO




CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais





Curso de danças africanas no CEAO



No dia 5 de abril, primeira aula, será aberta ao público







Intitulado de "Rituais Dançantes do Oeste da África”, o curso será ministrado pela professora e coreógrafa Stephanie Bangoura e trará uma abordagem híbrida da cultura musical africana com seus ritmos, cantos e danças. O hibridismo se dá através da junção com elementos de Pilates, Gyrokinesis e Dunham que prepara o corpo de forma efetiva e cuidadosa, ao mesmo tempo cultiva a tradição africana, onde a repetição dos movimentos cíclicos incorpora a vibração dos toques do tambor.



O fluxo entre as linguagens musicais e dançantes leva a um estado de profundo relaxamento e a uma concentração apurada, possibilitando um entendimento energético do conjunto – ritmo, canto e dança – com impacto comunicativo multidimensional do som e da terra a todos os elementos, os ancestrais, com o outro e consigo mesmo. No curso, três arquetípicos são representados pelos seguintes ritmos e danças: Sabar (Senegal), Doundoumba (Guiné) e Yanvalou (Haiti).



Os três rituais dançantes funcionam como liberação, fortalecimento e transformação, fundamentados e elaborados por meio do Body Percussion, pelas imagens interiores e afirmações poéticas.



PERFIL – Stephanie Bangoura nasceu na Alemanha e é formada em educação física, rítmica e dança criativa. Há 18 anos estuda e convive com as danças africanas em Dakar (Senegal), Paris (França), Nova York (EUA), Havana (Cuba) e Salvador (Brasil). Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Ela pesquisa a dança afro-contemporânea e desenvolve uma metodologia baseada nas tradições do Oeste da África que se complementa com pedagogia e técnicas pós-modernas.



As aulas terão a participação das percussionistas Gabi Guedes e Jorgelina Oliva.




Serviço




Curso de Danças Africanas – "Rituais Dançantes do Oeste da África”



Quando: Terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h.



Início da aula: 5 de abril de 2011.



Onde: CEAO/UFBA.



Inscrições: Secretaria CEAO, das 14h às 17h.



Investimento: R$ 120,00.



Mais informações: (71) 3283-5502 / 3322-6742.



Música Popular e Política na América Latina

Cátedra UNESCO Memorial da América Latina comunica que estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão


Música Popular e Política na América Latina



Docente :



As aulas serão ministradas por Waldenyr Caldas , professor da ECA - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP, onde leciona as disciplinas Realidade Sociopolítica Brasileira e Teoria da Comunicação.



Duração :



Será realizado no período de 19 de março a 2 de julho de 2011 (14 aulas, com carga horária de 42 horas-aula), aos sábados pela manhã, das 9 às 12 horas, no Anexo dos Congressistas / CBEAL - Memorial da América Latina, Metrô Barra Funda, São Paulo, Capital.



Público-alvo :



Destinado aos estudantes de ciências humanas, sociais e políticas, músicos, acadêmicos, historiadores e aos cidadãos interessados em melhor conhecer a realidade sociopolítica e cultural do nosso continente.



Inscrições :



No valor de R$ 250,00 (taxa única). Devem ser efetuadas pessoalmente, de segunda à sexta , das 10 às 18 horas, no Anexo dos Congressistas / CBEAL - Memorial da América Latina. Vagas limitadas. Serão concedidos certificados aos alunos com presença igual ou superior a 75% da carga horária. Caso não se atinja o número mínimo das inscrições necessárias para a sua realização, o curso poderá ser cancelado (nesse caso, a taxa de inscrição será devolvida integralmente).



Conteúdo programático e informações adicionais :



Poderão ser obtidos no site www.memorial.sp.gov.br , ou pelo e -mail : cursos@memorial.sp.gov.br e telefone (11) 3823-4780.



FUNDAÇÃO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA



Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda – São Paulo, SP

















Att,





Divisão de Cursos e Seminários

Centro Brasileiro de Estudos da América Latina - CBEAL

Fundação Memorial da América Latina

Tel: (55-11) 3823-4780 / Fax.: (55-11) 3823-4798

email: cursos@memorial.sp.gov.br