domingo, 20 de setembro de 2009

Último dia do seminário

O último dia do Seminário aqueceu o plenário.

A Profa. Joceneide apresentou propostas de cinema para a sala de aula. Refletiu o cinema africano, comparando com o cinema brasileiro, no que se refere às dificuldades de produção. Incentivou a todos na participação dos editais incentivadores à produção e afirmou acreditar na lei 10639/03;

A Profa. Sabrina Gledhill, muito competente, apresentou um rico trabalho iconográfico, analisando as características de sofrimento ou até mesmo "horror" dos negros ao serem fotografados, já que não eram autorizados ou indagados para o consentimento das fotografias. Considera o tema do preconceito muito difícil, mas acredita que o tema deva ser estudado e debatido ainda, por muito tempo, em vertentes brasileira e americana.

Foi feito um breve intervalo e logo após, ouviu-se o Prof. Francisco Guimarães que, pesquisador sobre os índios, emocoinou a platéia e provocou, inclusive, o relato de três indígenas que participavam do Seminário. Mostou as dificuldades do professor apresentar a história indígena, mas acredita num avanço (ainda que pequeno), pois já se tem algum material didático para a aplicação da lei 11645/08.

Por fim, o Frei Erivan Araújo apresentou vários argumentos para se eliminar as diferenças e reforçar a igualdade, já que ao nos olharmos no espelho, vemos a nós mesmos e o Outro é o nosso espelho. A platéia provocou o Frei, considerando a Igreja Católica, racista, e há muito tempo. O Frei Erivan respondeu a todos com a música de Caetano Veloso HAITI, afirmando e estimulando a todos continuarem sonhando.

Após as questões levantadas, a Coordenadora Geral do Seminário Preconceito na Fala, Preconceito na Cor, a Profa. Antonia Santos, agradeceu a todos, ressaltando o carinho e dedicação de todos os professores palestrantes e pessoas envolvidas com a realização do evento. Comunicou as propostas de mais três seminários abordando o tema e lançou um sonho para o ano que vem: um grande Seminário com professores convidados de outros estados, envolvidos com o tema de preconceito linguiístico e racismo e a confirmação dos palestrantes desse ano (aonde quer que estejam no ano que vem).

A Sociedade Protetora dos Desvalidos agradeceu o empenho da Profa. Antonia e a presença de todos os participantes, apresentando um breve histórico sobre a Sociedade Protetora e seu pensamento sobre a história do índio e do negro. Logo após, foi oferecido bolo (quebrando a tradição de se partir o bolo antes da 2a. feira), salgados e refrigerantes.
Cantou-se os parabéns a você, já que se tratava do aniversário daquela instituição.

Todos os seminaristas estão convidados para a posse da nova Diretoria no domingo dia 20, a partir de 9h e no encerramento das comemorações no dia 21 de setembro.

Atenção, os certificados serão enviados a partir de 3a. feira, dia 22 de setembro, via e-mail. Os seminaristas contemplados serão aqueles que obtiveram acima de 75% de frequencia do total do Seminário.
Obrigada!