sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Minicursos - IV SEMINÁRIO PRECONCEITO NA FALA, PRECONCEITO NA COR

Minicursos

Atenção:
-Os minicursos terão duração total de 4h.
-Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem frequência igual ou superior a 75%.

Propostas/ementa:
Deverão ser enviadas pelos professores que desejarem atuar como ministrantes. Deverá seguir as normas de resumos, incluindo número máximo de inscritos.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Minicursos oferecidos:


1.Mídia, estudos críticos do discurso e racismo

 Lívia M.T. Rádis Baptista (DLE/PPGL-DLV/UFC)

Ementa: Questões relacionadas com a produção e legitimação de sentidos em uma sociedade têm sido alvo de diferentes análises discursivas. Os estudos críticos do discurso e, particularmente, o postulado por Teun van Dijk (2000, 2003, 2008) problematizam a produção, compreensão e difusão do discurso na sociedade contemporânea. Propõe-se, assim, uma análise sócio-cognitiva do discurso. Neste minicurso interessará, a partir dos princípios e conceitos teóricos dos Estudos Críticos dos Discursos (ECD), acordes com Teun van Dijk aprofundar a reflexão da relação entre práticas discursivas e sociais e cognição no que tange ao racismo manifesto nas diferentes interações em que participamos como sujeitos. De modo análogo, interessará
aplicar esses conceitos e princípios a corpora pertencentes a práticas discursivas diversas, tendo como eixo a relação mídia, sociedade, discurso e elaborar propostas de micro-análises. Desse modo, assume-se que certas identidades étnicas e profissionais são representadas, por modelos estanques e reducionistas de comportamento, hábitos, crenças e valores. Esses modelos, por sua vez, são permeados por um sistema de classificação hegemônico que nulifica as especificidades culturais dos subgrupos e das subculturas plurais constituintes das diferentes identidades grupais. Sendo assim, a mídia, a internet e o espaço institucional de formação de professores, são um campo de pesquisa privilegiado para a compreensão e a decodificação dos significados e dos papeis sociais atribuídos aos sujeitos e conformadores de suas práticas e identidades, permeados por construções de representações ideológica e cognitivamente condicionadas. A mídia bem como da instituição formadora, por sua vez, podem condicionar a difusão e a legitimação de determinadas identidades de grupo e podem, de certa maneira, sustentar práticas discriminatórias, ou ainda, reforçar modelos, valores e hábitos mais ou menos validados, fomentando relações de poder ou de abuso de poder.
Em síntese, a desnaturalização das construções sociais, como são as representações, podem nos levar a uma maior inteligibilidade acerca dos modelos padronizados de comportamento, hábitos, valores e crenças associados a identidades de grupo.

Número de inscritos: 20