sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Lançamento - Sidney Falcão

A Livraria LDM, Fundo de Cultura e Sidney Falcão de Carvalho



convidam para o lançamento da obra:



MIUDINS

30 anos

de periferia.





Sábado, 14 de Agosto de 2010, a partir das 10h, na Livraria LDM.

(Rua Direita da Piedade, nº22, Piedade. Próximo à Secretaria de Segurança Pública e ao Banco do Brasil.).





Mais informações:

71 2101-8007/ 8000

eventos@livrariamulticampi.com.br

HTTP://ldmcultural.blogspot.com/



A Obra:

MIUDINS, série de tiras em quadrinhos de Sidney Falcão, retrata a vida na periferia, com seus tipos, linguajares, cenários e situações; um material criado a partir da vivência pessoal do autor, um artista plástico morador da periferia soteropolitana há 30 anos.

Além de um projeto de produção e circulação de História em Quadrinhos, “MIUDINS – 30 anos de periferia” propõe uma ação de inclusão cultural participativa, na medida em que abre espaço para a população da periferia expor seu pensamento nas páginas dos livros, através da publicação de depoimentos de 12 moradores, que poderão falar de assuntos do local onde moram ou trabalham, em nível pessoal ou geral, introspectivo, social, reflexivo; com humor ou seriedade... enfim, com a liberdade para se expressar artisticamente.

Complementando o caráter social deste projeto, TODOS os livros produzidos – excetuando-se cotas governamentais, de divulgação e da equipe de produção – serão doados para a ONG de Utilidade Pública “CENTRO DE INTEGRAÇÃO FAMILIAR – CEIFAR”, sediada no bairro de Tancredo Neves / Beiru, que ficará responsável pela viabilização da venda dos mesmos, arrecadando assim recursos para suas atividades sociais.

“MIUDINS – 30 anos de periferia” é muito mais do que um projeto cultural de publicação de livros de Quadrinhos, é a síntese da vivência e produção artística de Sidney Falcão, um autor com vasta experiência e reconhecimento da crítica especializada. Há anos, Sidney é um dos desenhistas da Turma do Xaxado, de Antonio Cedraz, ajudando a conquistar todos os prêmios nacionais dados a este trabalho. Com “MIUDINS...” Sidney tem a oportunidade de levar ao público um trabalho plenamente pessoal, autoral, construído ao longo dos anos.

A série MIUDINS já é conhecida no Brasil e no exterior, através de publicação em Fanzines e sites especializados. Com estes livros, o autor pretende dar mais visibilidade ao seu trabalho, penetrando em outras mídias e no mercado. Trata-se de divulgar um trabalho baiano, feito por um autor da periferia que retrata esta mesma periferia e valoriza aspectos locais da cultura soteropolitana, muitas vezes deixados à margem do processo cultural.

Por conta disto tudo, este projeto também abre espaço para a publicação de depoimentos de 12 moradores de Tancredo Neves / Beiru e adjacências, dando oportunidade para a comunidade falar de si mesma, com voz própria, em um processo real de co-autoria na construção da obra “MIUDINS – 30 anos de periferia”. Estas pessoas serão selecionadas através de critérios a serem definidos, de tal forma que se consiga uma amostra o mais representativa possível da comunidade



O Autor:



SIDNEY FALCÃO DE CARVALHO

Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Sidney Falcão é ilustrador, arte-finalista e quadrinhista, desenvolvendo trabalhos em diferentes técnicas artísticas.

Com seus cartuns e quadrinhos, participou de diversos Salões de Humor do Brasil e exterior. Em 2001, ganhou Menção Honrosa no Salão de Humor de Volta Redonda, no Rio de Janeiro. No mesmo ano, recebeu Menção Especial no 1º Salão Internacional de Humor da Bahia.

Em 2007, ilustrou a coleção infanto-juvenil “Circo Imperial de Contentamentos”, utilizando técnica mista de aqualera, lápis de cor e nanquim. Na Editora Cedraz, produziu capas e ilustrações para livros de diversos autores baianos – Sérgio Mattos, Ceci Alves, João José de Oliveira e outros – entre coletâneas de contos e romances.

Sidney é o criador da série de tiras em quadrinho MIUDINS, personagens bastante conhecidos no meio dos quadrinhos alternativos, inclusive em sites especializados do exterior. A série tem uma longa história de publicação em fanzines e revistas, de forma independente e em circuitos não-comerciais, inclusive fora do país.

No Brasil, MIUDINS teve recentemente uma tira em quadrinhos publicada na versão on line da Revista CULT, importante publicação cultural do país.

Sidney Falcão foi cartunista do Jornal Correio da Bahia. Atualmente, é um dos ilustradores das histórias em quadrinhos da Turma do Xaxado, de Antonio Cedraz.