segunda-feira, 7 de junho de 2010

Lançamento em São Lázaro - FFCH/UFBA

Lançamento em São Lázaro
6 de junho de 2010

Como parte da comemoração dos 69 anos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, será lançado no dia 14 de junho, às 10:30 horas, na varanda do Casarão de São Lázaro, o livro Lógica Formal: Origens e aplicações, escrito pela Profa. Arlete Cerqueira Lima e editado pela Quarteto Editora.

Arlete Cerqueira Lima nasceu em Itabaiana - Sergipe, em 27 de agosto de 1932. Licenciou-se em Matemática pela UFBA em 1954. Foi uma das fundadoras do Instituto de Matemática e Física, tendo contribuído para a introdução da matemática moderna na UFBA e, logo, na Bahia. Concluiu o mestrado em Matemática em 1954. Além de seu pioneirismo acadêmico e de sua dedicação ao magistério durante 50 anos, também se destacou por seu papel institucional. Assim, foi coordenadora da Pós-Graduação do Curso de Matemática e exerceu o cargo de Coordenadora Central da Pós-Graduação e Pesquisa da UFBA, que depois se transformou na atual Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Ex-diretora do Instituto de Matemática, docente da UEFS e Professora Emérita da UFBA, publicou artigos e livros, dentre os quais destacam-se os de Lógica e Linguagem.

Em seu prefácio ao livro, João Carlos Salles observa: (...) Um livro de lógica qualquer só pode começar em meio a desafios elevados. E este livro de Arlete Cerqueira Lima os enfrenta com grande determinação e clareza, colocando-se o mote da demonstração como medida mínima de sua articulação conceitual e como desafio didático. Assim, o livro não se furta a apresentar um específico contexto filosófico para o interesse da lógica, fazendo acompanhar, em gestos largos, transformações decisivas da lógica dos movimentos de monta da história da filosofia. Com isso, porém, o desafio da contextualização histórica não vem suprimir exigências internas de apresentação da matéria, como o revela seu cuidado quer com a apresentação inicial de uma estrutura algébrica quer com temas técnicos incontornáveis, como o da consistência e completude dos sistemas formalizados. (...) Quem teve o privilégio de ser aluno da Profa. Arlete Cerqueira Lima não se surpreenderá então. O livro está atravessado pelo mesmo brilho no olhar, o mesmo encantamento e sofisticação que caracterizam suas aulas. E sentirá a mesma motivação de uma professora que nos acompanha em nossas manipulações simbólicas e malabarismos conceituais, disciplinando ou libertando adequadamente nossa imaginação lógica. Em suma, um livro de especial interesse para leitores que, como aprendizes ou sobretudo como docentes, desejam dar continuidade e aprofundar estudos de lógica.