segunda-feira, 17 de maio de 2010

SINOPSES DOS FILMES ANGOLANOS

Filme: “Na Cidade Vazia” - de Maria João Ganga.
Um garoto foge da Guerra Civil na Província de Bié e vai para Luanda através de uma missão religiosa. Mas, acaba deixando a missão e se perde nas ruas da capital. Essa é a história do filme.
É o primeiro filme da Maria João Ganga que já dirigiu peças de teatro.
Na Cidade Vazia tem como atores principais, Roldan Joaquim Pinto, 12 anos e Domingos Fernandes Tomás, 14 anos, além da atriz portuguesa Ana Bustorff e do angolano Raúl Rosário. O Filme foi montado na Europa


Filme: Comboio da Canhoca - Orlando Fortunato, assente numa história verídica ocorrida na década de 50 em Angola. As gravações do filme iniciaram em 1988, narram a história de 59 homens (assimilados) angolanos, de influência e prestígio no meio social, que se vêem apanhados numa rusga da Policia Política Portuguesa (PIDE), em conseqüência de uma briga entre faxina Njololo e o Cabo Português, Faria. As vítimas são abandonadas num vagão de transporte de carga que seria supostamente enviado a Luanda, onde permaneceram por vários dias sem quaisquer condições de higiene. Uma adaptação feita por Orlando Fortunato, com produção de Massangalafilmes (Angola), Continental Filmes (Portugal), Transmediterranée (França).
Atores do filme: Orlando Fortunato (realizador), Roberto Fortes, Louro Domingos e Dionísio Caminho.




Filme o Herói – Zezé Gamboa – conta a história da luta pela sobrevivência de Vitório, mutilado de guerra, que procura ter uma vida normal, num país cuja população busca ansiosamente por uma mudança. O filme constitui uma visão sobre a cidade de Luanda e uma Angola do pós-guerra, a partir da história de várias pessoas que tentam recomeçar a sua vida num país devastado pelo conflito.