sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O Mundo do Cordel para todo mundo - Memorial da América Latina - S.P.


O Mundo do Cordel para todo Mundo


Programação:
- Exposição de Xilogravura/Feira de Literatura de Cordel
- Apresentação de Livros e Folhetos de Cordel
- Recital Literomusical – presença de poetas cordelistas, músicos e declamadores
Participações:
“Dissidentes – BIG BAND”– Guarulhos/SP
Quarteto de Cordas - Cotia/SP
Ibys Maceioh – AL
Waldeck de Garanhuns - PE
Trio Arcoverde - PE
13 de Novembro de 2010, sábado, das 15h30 às 19h30
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Memorial da América Latina / portão 6
Informações: jgsarcordel@ig.com.br / varnecicordel@yahoo.com.br




Divisão de Produção de Eventos
Centro Brasileiro de Estudos da América Latina - CBEAL
Fundação Memorial da América Latina
Tel.: (55-11) 3823-4780 / Fax.: (55-11) 3823-4798
email: http://www.blogger.com/mc/compose?to=eventoscbeal@memorial.sp.gov.br

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

61 st Political Studies Association Annual Conference

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Call for Proposals

Post-Graduate Conference

Hotels and Travel




61st Political Studies Association Annual Conference

Transforming Politics: New Synergies

19 - 21 April 2011

Novotel London West



About the Conference

The PSA is one of the world’s longest established political studies associations. The 61st Annual Conference falls 20 years after the end of the Cold War and just 1 year after a historical electoral outcome in Britain. The Conference offers a timely opportunity to debate the extent to which political act and thought has been transformed in recent years and to consider the potency of the new synergies that have emerged. We seek this year to build on past successes and continue with recent innovations. We are particularly interested in promoting cross-disciplinary participation and in showcasing collaborative research. The London location of the 2011 PSA Conference facilitates the participation of scholars and practitioners based abroad as well as in the UK. Particular aims for 2011 include:

• Encouraging a multi-disciplinary presence

• Continuing with developing the international presence further through links with other associations such as APSA, ECPR and IPSA

• Connecting academic research to practice by establishing a wider practitioner presence at the Conference and instituting a plenary Academic – Practitioner debate



Call for Proposals for Workshops, Panels, Papers and Posters

Details of the call for proposals for workshops, panels, papers and posters are now available here.




Postgraduate student support

If you are proposing a panel that includes a postgraduate student, or you are a postgraduate student submitting a paper proposal, you may be eligible to apply to the PSA Postgraduate Access Fund. Further details will be available on this web site in due course.



Programme confirmation

It is expected that a full conference programme will be agreed and published by December 2010. On publication, details of registration and paper delivery arrangements will also be made available.



CONTACTS

Conference Academic Convenors Drs Tereza Capelos, Maxine David, Roberta Guerrina, Simon Usherwood

Department of Politics, University of Surrey

PSA Conference Organiser (Newcastle)

- conference registration, publishers' exhibition, graduate access Sue Forster


Conference Web Site

- queries about submissions and proposals PSA Web Master

IX Encontro do PROLER

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Lançamento do novo site do XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais

Lançamento do novo site do XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais



Prezados e prezadas,

Com imensa satisfação reabrimos o novo site do XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais!

A cidade de Salvador foi escolhida para abrigar, pela primeira vez, o Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, nos dias 07, 08, 09 e 10 de Agosto de 2011. O Evento, que está em sua décima primeira edição, tem como tema as "Diversidades e (Des)Igualdades", que serão discutidos em 11 eixos temáticos. Durante os quatro dias de evento, especialistas em ciências sociais e humanidades de diversos países estarão reunidos para debater a diversidade e a complexidade de sociedades diferenciadas, nos mais variados aspectos, como é o caso dos países de língua portuguesa.

Encontram-se abertas as inscrições para proponentes de Grupos de Trabalho. Aqueles que haviam inscrito propostas de Grupo de Trabalho no sistema anterior devem efetuar novamente suas inscrições observando a mudança nos Eixos Temáticos. Os proponentes de Mesas Coordenadas devem aguardar a lista de mesas selecionadas. Não haverá inscrição de novas propostas de Mesas Coordenadas. O novo cronograma já está disponível.

Acesse www.conlab.ufba.br


XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais


Diversidades e (Des)Igualdades

SALVADOR - BAHIA - BRASIL

Data: 07 a10 de agosto de 2011

Home Page:http://www.conlab.ufba.br

Twitter: https://twitter.com/xi_conlab

Contato: 00 55 71 3283-5509 / 3322-6813
--

Atenciosamente,

Comitê Organizador



XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais

Diversidades e (Des)Igualdades

SALVADOR - BAHIA - BRASIL

Data: 07 a10 de agosto de 2011

Home Page:http://www.conlab.ufba.br

Twitter: https://twitter.com/xi_conlab

Contato: 00 55 71 3283-5509 / 3322-6813

terça-feira, 26 de outubro de 2010

La Universidad: agente promotor de los derechos culturales

Por Claudia De Greiff *

OPINIÓN 


Pllantear la importancia de reconocer los derechos culturales desde una mirada multidisciplinar vinculando a la academia desde sus diversas áreas de conocimiento, propone un desafío para el ámbito universitario.


Lunes 25 Octubre 2010

¿Qué derechos pueden ser clasificados como “culturales”? ¿Cuáles son las disposiciones de los instrumentos internacionales existentes que podrían ser invocadas para su propósito? ¿Cómo se articulan las dimensiones individuales y colectivas de los derechos culturales? ¿Cómo asegurar la plena y completa integración de los derechos culturales en el seno del sistema universitario?



Estas preguntas y muchas otras más, son el objeto de la reflexión del Primer Coloquio “De los derechos del hombre a los derechos culturales”, planteado por el Centro de Arte y Cultura de la Universidad de Bogotá Jorge Tadeo Lozano con el propósito de generar un espacio de discusión y análisis en torno al alcance de los derechos culturales y su valoración desde el ámbito universitario.



Plantear la importancia de reconocer los derechos culturales desde una mirada multidisciplinar vinculando a la academia desde sus diversas áreas de conocimiento, propone un desafío para el ámbito universitario que supone interpretar la diversidad conservando las identidades, sucitar el diálogo intercultural, intercambiar ideas y experiencias en torno al significado, la concepción, la práctica, y el restablecimiento de los derechos culturales en la vida universitaria.



Las universidades en el marco de su competencia se encuentran llamadas a generar desde una construcción colectiva, una política cultural que garantice el ejercicio de los derechos culturales y para ello debe tener en cuenta la noción de cultura contemporánea sin ignorar como anotaba Mario Vargas Llosa, defensor a ultranza de los derechos culturales y galardonado por la Academia Sueca de la Lengua con el Premio Nobel de Literatura: “A lo largo de la historia, la noción de cultura ha tenido distintos significados y matices.



Durante muchos siglos fue un concepto inseparable de la religión y del conocimiento teológico; en Grecia estuvo marcado por la filosofía y en Roma por el derecho, en tanto que en el Renacimiento lo impregnaban sobre todo la literatura y las artes.



En épocas más recientes como la Ilustración fueron la ciencia y los grandes descubrimientos científicos los que dieron el sesgo principal a la idea de cultura. Pero, a pesar de esas variantes y hasta nuestra época, cultura siempre significó una suma de factores y disciplinas que, según amplio consenso social, la constituían y ella implicaba: la reivindicación de un patrimonio de ideas, valores y obras de arte, de unos conocimientos históricos, religiosos, filosóficos y científicos en constante evolución y el fomento de la exploración de nuevas formas artísticas y literarias y de la investigación en todos los campos del saber”.



El Centro de Arte y Cultura de la Tadeo, receptivo a estas reflexiones ha convocado no solamente a la academia sino también a representantes de los grupos poblacionales y a delegados de la Organización de las Naciones Unidas, a discutir y posicionar un debate desde un escenario universitario que pretende recopilar aportes, planteamientos y debatir nociones como inter y multiculturalidad en el contexto de la tolerancia, la inclusión y el reconocimiento.



*Coordinadura artística y cultural del Centro de Arte y Cultura de la Universidad de Bogotá Jorge Tadeo Lozano.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

IV FÓRUM IDENTIDADES E ALTERIDADES EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS

Prezados e prezadas,


Convidamos vossa senhoria para participar do IV FÓRUM IDENTIDADES E ALTERIDADES: EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS, a ser realizado na Universidade Federal de Sergipe/Campus Itabaiana-SE-Brasil, de 10 a 12 de novembro de 2010.

Solicitamos a gentileza de divulgar o evento nas instituições nas quais participa e para todos vossos contatos.


Agradecemos antecipadamente o apoio concedido.

Atenciosamente,

Profª Drª Maria Batista Lima

Pela Coordenação do Evento.





O IV Fórum Identidades e Alteridades: Educação e Relações Etnicorraciais, a ser realizado de 10 a 12 de novembro de 2010, apresenta como objetivo promover o debate científico e educacional acerca da educação para as relações etnicorraciais a partir, principalmente, dos contextos africanos, afro-brasileiros e indígenas, em diálogo com outras diversidades culturais e sócio-políticas presentes na sociedade.

A proposta estabelece relação com as Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatória a inclusão da história e cultura africanas, afro-brasileiras e indígenas nos currículos escolares, bem como com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e sua efetivação na Educação Brasileira.





INSCRIÇÕES



a) Inscrição com trabalho para comunicação oral:

Envio do resumo: De 20 de setembro a 03 de novembro de 2010.

Envio do texto completo: De 15 a 25 de novembro de 2010.



b) Para ouvintes: De 20 de setembro a 05 de novembro de 2010 ou até o nº de vagas (400)


MAIS UMA VIDA PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE É CEIFADA NA LUTA PELA TERRA

MAIS UMA VIDA PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE É CEIFADA NA LUTA PELA TERRA





Mais uma vida indígena ceifada na disputa pela terra na região de Pau Brasil. A demora no julgamento da Ação de Nulidade de Títulos sob a Terra Indígena Caramuru Catarina Paragusssu do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, ontem teve mais um desfecho dramatico e como sempre levando mais uma vida de liderança indígena.

Segundo informações das lideranças por volta das 21:00 horas do dia 23 de outubro de 2010, na estrada que liga o municipio de Pau Brasil a Itajú do Colônia a liderança José de Jesus Silva (cerca de 37 anos), conhecido como Zé da Gata foi assassinado com um tiro de rilfle 38, por individuos que conduzia uma moto, quando a vitima chega a área retomada da fazenda Bela Vista. Ainda segundo informações das lideranças, Zé da Gata estava levando mantimentos para o pessoal que se encontava na área de retomada quando foi alvejado pelo disparo.

Os Pataxó Hã-Hã-Hãe cansados de esperar que O STF retome o julgamento da Ação de Nulidade de Títulos incidentes sobre o seu território tradicional, retomaram no ultimo dia 04 de outubro cerca de 06 fazendas nos muncipios de Pau Brasil e Itajú do Colônia, e no dia 10 do mesmo mês sofreram ataques violentos por parte de pistoleiros contratados pelos fazendeiros invasores das áreas. Esta situação levou que uma comitiva de lideranças fosse até Brasilia e uma outra a Salvador solicitar que providências urgentes fossem adotadas para evitar que situações de violência como estas viessem a ocorrer, mas parece-nos que não adiantou muito, acostumados com a impunidade que reina nesta região, os fazendeiros invasores continuarm seus ataques e ontem conseguiram um dos seus intentos.

Ao longos destes 28 anos de luta pela reconquista de seu território, o povo Pataxó Hã-Hã-Hãe ver agora sua 20 liderança (Zé da Gata) ser mais um a ter que derramar seu sangue para terem que recuperar seu território.


Infelizmente só para lembrar:



Em 1983, assassinato do indígena Antônio Júlio da Silva, atingido com um tiro na cabeça, por pistoleiros mandados pelo fazendeiro Marcus Wanderley.

Em junho de 1986, uma emboscada deixa gravemente feridos os indígenas Antônio Xavier (10 tiros), Anivaldo Calixto (01 tiro no peito), Enedito Vítor (02 tiros) e Leonel Muniz (01 tiro).

Em novembro de 1986, a aldeia São Lucas é invadida por pistoleiros e soldados da Polícia Militar, fortemente armados. São assassinados os indígenas Jacinto Rodrigues e José Pereira. Uma criança recém-nascida também morre no conflito quando sua mãe fugia pela mata para se esconder dos tiros.

No dia 29 de março de 1988, é encontrado morto o indígena Djalma Souza Lima, depois de ter sido seqüestrado na aldeia. Seu corpo apresentava vários sinais de tortura: unhas, dentes e couro cabeludo arrancados, castrado e com queimaduras em várias partes.

No final de 1988, no dia 16 de dezembro, é brutalmente assassinado o líder Pataxó Hã-Hã-Hãe João Cravim, aos 29 anos de idade, casado e pai de três filhos, numa emboscada que liga a aldeia à cidade de Pau Brasil – BA.

Nove anos depois, no dia 20 de abril de 1997, o irmão de João Cravim, Galdino Jesus dos Santos, é queimado vivo em Brasília por cinco jovens da classe média/alta, enquanto dormia numa marquise de ônibus. Galdino estava com um grupo de lideranças, cobrando da Justiça providências para regularização de suas terras. O crime que chocou o país, até hoje clama por justiça. Antes de entrar em coma, Galdino perguntou repetidas vezes:

”Por que fizeram isso comigo?”



No dia 02 de janeiro de 2002, Milton Sauba é assassinado em frente ao seu filho, quando saiam para retirar leite no curral da fazenda que estavam ocupando, todos sabem que são os culpados, mas nenhuma providência até o momento foram tomadas;

No dia 18 de julho de 2002, o índio Raimundo Sota é brutalmente assassinado em uma tocaia ao lado de sua casa. Raimundo já havia denunciado há alguns dias que vinham sendo ameaçados por pistoleiros a mando dos fazendeiros da região. Três dias antes do seu assassinato, houve uma tentativa de homicídio que deixou ferido o índio Carlos Trajano, com cerca de 15 balas.

No dia 19 de maio de 2007, o indígena Aurino Pereira dos Santos, 40 anos, casado, foi assassinado a tiros em uma tocaia na região do Taquari, município de Pau Brasil. O índio Aurino era participante ativo desse processo de luta do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe pela recuperação do seu território, participando ativamente de varias retomadas, inclusive na região onde foi assassinado, onde de dirigia a retomadas mais recentes na região do Taquari e Braço da Dúvida.





É bom ressaltar que ao longo destes anos, a FUNAI já realizou vários levantamentos fundiários, tendo pago indenizações pelas benfeitorias de boa-fé à maioria dos proprietários/possuidores. Uma minoria destes – os réus da presente ACO – 312-BA , no entanto, não reconhece a terra como indígena ou discorda do valor proposto pela FUNAI. E, apesar de serem minoria, as áreas por eles ocupadas correspondem à maior parte da TI Caramuru – Catarina – Paraguaçu. São estas áreas que foram no dia 04 de outubro deste anos retomadas.



No dia 24 de setembro de 2008, foi uma ótima oportunidade para que a sociedade pudesse pagar a sua dívida histórica que tem com os Pataxó Hã-Hã-Hãe, que ao longo dos séculos foram tão esbulhados dos seus direitos e mais recentemente como percebemos na cronologia de violência apresentada acima, tão violentados. Mas infelizmente, apesar do voto favoravel do Ministro Eros Grau, o pedido de vista do Ministro Menezes Direito, frustou esta oportunidade de readmissão da Sociedade com a comunidade Pataxó Hã-Hã-Hãe, e a sua demora na retomada do julgamento terminou resultando em mais uma morte.



Mesmo com todo este quadro de violência, o povo Pataxó Hã-Hã-Hãe continua acreditando na Justiça e aguarda que todos os criminosos sejam punidos, e que finalmente as suas terras lhes sejam devolvidas, acabando assim com todo o sofrimento vivenciado por esta comunidade. E que finalmente possam viver como filhos de Deus na sua “Terra sem Males”.



É inadimissivel que em pleno século 21 situações como estas ainda venha a ocorrer, o povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, seus aliados, parceiros, apoiadores solicitam que medidas urgentes possam a vim a acontecer de verdade, principalmente a devolução de suas terras para que possam viver dignamente seu projeto de vida.



Itabuna, 24 de outubro de 2010



Conselho Indigenista Missionário





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