segunda-feira, 12 de julho de 2010

O significado dos penteados afro na cultura Yorubá

A ênfase dada à cabeça (orí) na cultura e na arte yorubá vai além da sua importância biológica como lugar do cérebro, que controla o corpo. Também reflete a concepção yorubá de Olodumaré (o Deus Supremo) como fonte do universo e a cabeça das forças cósmicas chamadas de Orixás que atuam como agentes empoderadores do axé.
O curso é uma introdução ao significado da cabeça na arte e na cultura yorubá através do estudo dos diferentes penteados e trançados que mostram o poder da cabeça nessa sociedade e projetam sua importância social, política e espiritual. Será dada ênfase especial à Cosmologia, Arte e Iconografia dos Orixás, permitindo desenvolver habilidades analíticas que facilitarão contextualizar sua reinterpretação no Brasil, onde a influência do povo yorubá tem sido marcante dos tempos coloniais aos nossos dias.
PROF. DR. BABATUNDE LAWAL
Nascido na Nigéria, Babatunde Lawal graduou-se em Artes Plásticas na Universidade de Nsukka, Nigéria. Possui Mestrado e Doutorado em História da Arte pelas Universidades de Indiana (EUA). Ensinou por vários anos na Universidade Obafemi Awolowo, em Ile-Ifé (Nigéria), onde foi fundador e Chefe do Departamento de Belas Artes e Diretor da Faculdade de Artes. Atualmente é Professor de História da Arte no Virginia Commonwealth University, em Richmond, Virginia (EUA). Também foi professor visitante das Universidades de Harvard (Massachusetts) e de Columbia (New York), Dartmouth College (New Hampshire), Michigan State University (East Lansing), Kalamazoo College (Michigan), Harare Polytechnic (Zimbábue), Universidade de São Paulo – USP e Universidade Federal da Bahia – UFBA.
O Professor Lawal tem inúmeras publicações sobre diferentes aspectos da arte na África e sobre a Diáspora Africana. A sua pesquisa sobre a estética e os significados das artes e festivais tradicionais contribuiu significativamente para o seu reconhecimento internacional, servindo de inspiração a artistas negros contemporâneos.
LOCAL:
AUDITÓRIO DO CPDER (Atrás do prédio do mestrado).
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
CAMPUS I
Rua Silveira Martins, 2555 – Cabula INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:
geaalc@gmail.com
BIBLIOTECA DA PÓS-GRADUAÇÃO
PROFA. HILDETE
TEL: (71) 3117.2448
PROFA ANA PESSOA (71) 88899033

PERÍODO:
DE 27 A 30 DE JULHO DE 2010
HORÁRIO: 13 ÀS 17 h. VALORES:
ESTUDANTES R$ 40,00
OUTROS R$ 60,00

Prorrogado prazo de inscrições para bolsas em Coimbra

Prorrogado prazo de inscrições para bolsas em Coimbra

A UFBA prorrogou o prazo para inscrições de candidatos às 28 bolsas destinadas para estudantes do programa de ações afirmativas para o Programa de Licenciaturas Internacionais Capes/UC. Os candidatos devem ser alunos dos Bacharelados Interdisciplinares ou de graduação das áreas de matemática, química, física, biologia, letras, artes e educação física, integrantes do programa de ações afirmativas da UFBA, ter cursado dois semestres de graduação nas áreas citadas ou em bacharelados interdisciplinares e não ter sido agraciado anteriormente com bolsa de estudos, em nível de graduação, em função de programa ou projeto financiado pela Capes.

Os selecionados receberão bolsa de estudos no valor de 600 euros mensais, passagem de ida e volta e seguro saúde durante dois anos em que estudarão na Universidade de Coimbra. Uma vez concluídos os créditos de seu curso, o que inclui cadeiras cursadas aqui e em Portugal, terão dupla titulação de Licenciatura, UFBA e em Coimbra. Estudantes que não integrem o programa de ações afirmativas poderão participar do intercâmbio, mas não poderão concorrer às bolsas. Inscrições e informações mais detalhadas podem ser obtidas nos colegiados dos respectivos cursos ou através do edital no endereço eletrônico http://www.grupocoimbrasil.org.br/anexos/Edital%20PLI.pdf.