segunda-feira, 7 de junho de 2010

Aniversário da FFCH - 69 anos. Parabéns!!!

Aniversário da FFCH

A FFCH completa 69 anos no próximo dia 13 de junho. No dia 14 de junho, uma segunda-feira, celebraremos a data com confraternização matutina e lançamento de livro.

Teremos assim, em São Lázaro, um lanche apropriadamente junino às 10 horas, na varanda do Casarão. Em seguida, também na varanda, teremos o lançamento do livro da Profa. Arlete Cerqueira Lima, Lógica Formal: Origens e Aplicações, pela Editora Quarteto.

Lançamento em São Lázaro - FFCH/UFBA

Lançamento em São Lázaro
6 de junho de 2010

Como parte da comemoração dos 69 anos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, será lançado no dia 14 de junho, às 10:30 horas, na varanda do Casarão de São Lázaro, o livro Lógica Formal: Origens e aplicações, escrito pela Profa. Arlete Cerqueira Lima e editado pela Quarteto Editora.

Arlete Cerqueira Lima nasceu em Itabaiana - Sergipe, em 27 de agosto de 1932. Licenciou-se em Matemática pela UFBA em 1954. Foi uma das fundadoras do Instituto de Matemática e Física, tendo contribuído para a introdução da matemática moderna na UFBA e, logo, na Bahia. Concluiu o mestrado em Matemática em 1954. Além de seu pioneirismo acadêmico e de sua dedicação ao magistério durante 50 anos, também se destacou por seu papel institucional. Assim, foi coordenadora da Pós-Graduação do Curso de Matemática e exerceu o cargo de Coordenadora Central da Pós-Graduação e Pesquisa da UFBA, que depois se transformou na atual Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Ex-diretora do Instituto de Matemática, docente da UEFS e Professora Emérita da UFBA, publicou artigos e livros, dentre os quais destacam-se os de Lógica e Linguagem.

Em seu prefácio ao livro, João Carlos Salles observa: (...) Um livro de lógica qualquer só pode começar em meio a desafios elevados. E este livro de Arlete Cerqueira Lima os enfrenta com grande determinação e clareza, colocando-se o mote da demonstração como medida mínima de sua articulação conceitual e como desafio didático. Assim, o livro não se furta a apresentar um específico contexto filosófico para o interesse da lógica, fazendo acompanhar, em gestos largos, transformações decisivas da lógica dos movimentos de monta da história da filosofia. Com isso, porém, o desafio da contextualização histórica não vem suprimir exigências internas de apresentação da matéria, como o revela seu cuidado quer com a apresentação inicial de uma estrutura algébrica quer com temas técnicos incontornáveis, como o da consistência e completude dos sistemas formalizados. (...) Quem teve o privilégio de ser aluno da Profa. Arlete Cerqueira Lima não se surpreenderá então. O livro está atravessado pelo mesmo brilho no olhar, o mesmo encantamento e sofisticação que caracterizam suas aulas. E sentirá a mesma motivação de uma professora que nos acompanha em nossas manipulações simbólicas e malabarismos conceituais, disciplinando ou libertando adequadamente nossa imaginação lógica. Em suma, um livro de especial interesse para leitores que, como aprendizes ou sobretudo como docentes, desejam dar continuidade e aprofundar estudos de lógica.

Atenção ao Seminário

II Seminário Internacional de Antropologia da Saúde e o I Seminário de Saúde da População Negra e Quilombola do Norte de Minas Gerais


Objetivo: Fomentar a discussão sobre a qualidade da assistência à saúde para a população negra e quilombola no norte de minas, bem como trazer uma reflexão sobre o combate ao racismo institucional e as vulnerabilidades em saúde.

Público alvo: Profissionais das ciências sociais, antropologia, serviço social, medicina, enfermagem, e demais profissionais da área da saúde. Gestores de saúde. Estudantes da área da saúde, das ciências sociais, do serviço social e demais cursos da saúde. Membros das comunidades quilombolas. Membros do Movimento Negro. Membros da comunidade em geral. Pesquisadores da área.
Data: dia 10 de agosto de 2010.
Inscrições: O encerramento das inscrições será no dia 28 de julho de 2010.
Local: Auditório do CCBS, prédio 06, segundo andar.
Credenciamento: a partir de 07h30min. É necessário fazer inscrição.
O evento constará de palestras, mesas redondas e apresentação de relatos de experiência e trabalhos científicos.
Realização: Centro de Apoio Comunitário- CEAAC / Grupo de Pesquisa de Atenção Primária e Saúde Materno-Infantil em Comunidades Quilombolas no Norte de Minas Gerais / Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – NEAB

As inscrições para os eventos ocorrerão no NEAB-Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Anexo do Prédio 06, sala dos projetos especiais, no Campus Professor Darcy Ribeiro. Tel: 32298306 (horário comercial) - Luziana/Gil



Ficha de Inscrição

Instruções aos Autores



Maiores informações no CEAAC com a Jussara/Bárbara pelo telefone 32298193 (tarde) ou pelo e-mail:saudepopulacaonegra@hotmail.com

Observação: Haverá espaço para apresentação de trabalhos científicos sobre os temas

- Saúde da população negra e quilombola
- Racismo institucional
- Vulnerabilidades em saúde
- Equidade e universalidade no SUS
- Antropologia da Saúde
- Políticas Públicas de Saúde e Saúde Coletiva
- Inclusão social e saúde.
* Estas temáticas deverão abordar a população negra e a quilombola. Trabalhos que não abordarem estas temáticas não serão analisados.

As normas para a inscrição/seleção de trabalhos serão divulgadas posteriormente.

Valor de inscrição: R$10,00 (acadêmicos), R$15,00 (profissionais e comunidade)

Submissão de trabalhos científicos: Os resumos deverão ser entregues até dia 04 de julho de 2010.
Os resultados dos trabalhos selecionados para apresentação oral/banner/revista científica digital serão divulgados até dia 26 de julho de 2010. Os autores selecionados serão contactados posteriormente pela Comissão para definir a modalidade na qual serão inseridos, dependendo da avaliação e relevância dos temas apresentados. Serão aceitos até dois trabalhos por autor. O limite para co-autoria é de 02 (dois) co-autores. Os trabalhos deverão seguir as linhas e temáticas apresentadas anteriormente.
Comissão Organizadora/Coordenação Geral:
Professor Ms. Amaro Sérgio Marques e Professora Ms. Ângela Brito

Parcerias: Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial-COMPIR
Apoio Institucional: UNIMONTES